domingo, 4 de outubro de 2009

Charlie Chaplin ou Che Guevara?

Neste fim de semana, eu fiz o que sempre evitei: enfrentar sozinho um shopping center lotado... esse clima com muita gente junta me deixa tenso... é aquele velho problema: por conta da timidez, não consigo me comunicar bem... Mas eu precisava comprar uma camisa. Fui a uma festa ontem. Confesso ser um pouco desastrado com vendedores de loja... na verdade, fico angustiado com toda aquela pressão que eles fazem para empurrar qualquer coisa e cumprirem a meta do mês...

Desta vez, no entanto, valeu a pena sair de casa. Eu, ali naquela loja, com o tempo apertado, e a jovem vendedora manda na lata: "Chegaram uns modelos novos, bem legais. Charlie Chaplin ou Che Guevara? O que você prefere?" Eu, que ando com a cabeça lá na lua, fiquei em silêncio por alguns segundos olhando fixamente para ela. Aquela moça me chamou a atenção... pensei: cinema ou revolução? O Vagabundo ou Cuba? Um canhoto ou Karl Marx? Bigode e cabelos curtos ou barba e cabelos longos?

A dúvida é o preço da pureza, já dizia Sartre em "O Muro"... Devolvi a pergunta: "e você, querida, vestiria Chaplin ou Che?" Naquele momento, o tempo não importava mais... "Che", respondeu a jovem, sorridente e simpática... eu quis saber: "Tá bom, por que você prefere Che?" A menina me deu uma verdadeira aula sobre Che Guevara e revoluções... A partir daí, a vida daquela garota, inteligente, que sabia tudo sobre história e que vendia roupas, me interessava... em breve, escreverei sobre o que ela contou... Do It Yourself...

No fim das contas, preferi Chaplin na minha camiseta... ele era mais talentoso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário